Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A vida de um tudo e nada

A vida de um tudo e nada

Aprender uma coisa nova por dia, nem sabe o bem que lhe fazia! #3

E como é que os talheres surgiram? É essa a história que vos trago hoje. Isto, porque estava a jantar e pensei "Aiiiiiii que ainda não fui postar a rubrica". E foi daí que saiu a ideia hehe

faqueiro-jogo-de-talheres-tramontina-48-pecas-inox

 

Até ao século I, todos usavam as mãos para comer. Mas foi quando um membro da corte de Veneza, Domenico Salvo se casou com a princesa Teodora, de Bizâncio que conheceu o primeiro objecto pontiagudo, que vinha no exoval da sua noiva. O objecto era pontiagudo com dois dentes que era usado para espetar os alimentos. Assim que foi descoberto foi considerado uma heresia. Porquê? Porque o alimento, fornecido por Deus era sagrado e tinha de ser comido com as mãos.

Pouco a pouco, os membros da nobreza e do clero foram aceitando o talher. O hábito demorou muito para se implementar na sociedade, de tal forma que só no século XIX foi adoptado na totalidade. Já a faca é o mais antigo dos talheres: foi o Homo erectus, que surgiu na Terra há 1,5 milhão de anos, quem criou o primeiro objecto cortante, feito de pedra, para caça e defesa.

O primeiro a sugerir que cada homem deveria ter um talher para ser usado exclusivamente à mesa foi o cardeal francês Richelieu, um  fervoroso defensor das boas maneiras, por volta de 1630.

 

Esta rubrica não está restringida a mim,à Sofia, à Magda , Ana e Bomboca de Morango. Todos podem participar. Só vos pedimos que nos dêem conta, de alguma forma, do post onde o fizeram para que possamos acrescentar na lista dos tópicos publicados

8 comentários

Comentar post